terça-feira, 15 de outubro de 2013

Tema 9: Comunidade – Fruto do Espírito Santo

Tema 9: Comunidade – Fruto do Espírito Santo
Reflexão para os Evangelizadores
Após a vinda do Espírito Santo, os apóstolos se reuniram e continuaram aquela missão que se iniciara na presença de Jesus.  A primeira comunidade cristã (At 2, 42) se iniciou com os apóstolos e se propagou cada vez mais forte com a ajuda do Espírito Santo, que conduzia aquele povo ensinando quais atitudes deveriam expressar e  manter uma vida comunitária.  Tais atitudes descrevemos para que possamos desejar repetir cada ação na expectativa de termos comunidades cristãs mais iluminadas pela ação do Espírito Santo, onde poderemos nos deliciar com a presença continua de Deus. 
Toda comunidade precisa escutar os ensinamentos dos apóstolos, ter oração contínua e precisa “repartir” o pão – precisamos saber que Jesus se dá para cada um de nós através da eucaristia. 
Na comunidade o Padre é aquele designado pelo Bispo para pastorear cada membro deste corpo que é nossa linda igreja.  A igreja é a família de Deus e a eucaristia o centro desta comunidade cristã. 
Ter fé que seremos uma comunidade cristã aos moldes daquela que começou com os apóstolos passa por uma experiência pessoal, onde eu preciso me decidir ser e estar nesta comunidade, porém ao assumir querer ser parte dela, preciso colocar em prática os ensinamentos que os apóstolos, padres, bispos e Papa nos oferecem diariamente.
Que Deus nos ajude com a força do Espírito Santo a promover comunidades cristãs em lugares que frequentamos – trabalho, academia, escola... E que nestas comunidades os frutos do Espirito Santo aflorem em nós e nos torne cada vez mais imagem e semelhança de Deus.
Um bom encontro e que consigamos despertar em nossos pequenos o desejo de ser e estar em comunidade!
ACOLHIDA
Receba as crianças dando um grande abraço nelas. Não deixe nenhuma sem receber um grande abraço. Cante músicas animadas. Se possível faça com que as crianças se abracem.





PREGAÇÃO
Vamos precisar de uma igreja com portinhas grandes,  eu sugiro em EVA. Nas janelas, colocaremos aqueles que compõem nossa comunidade de fé: Jesus, Maria, o Padre e as pessoas.
Faça um resumo de tudo que falamos desde o início do Seminário, se possível leve alguns itens que foram usados durante as pregações. Relembre os temas trabalhados: Semeador, Amor de Deus, Pecado, Jesus Salvador, Fé e Conversão, Senhorio de Jesus, Cura interior, Espírito Santo.  Mostre às crianças a igreja com as portas fechadas e diga que nada do que aprendemos faz sentido se não colocarmos em prática tudo aqui: na Comunidade! Explique a importância da igreja como um lugar que é a casa de Deus. Seu pai, sua mãe, sentem falta de você quando  viaja? Então, Deus sente falta de nós quando não vamos a sua casa, a igreja.  Precisamos desejar estar nela e ainda viver com aqueles que lá também frequentam...
(portinha de Jesus) Lá temos alguém muito importante, que nos espera o tempo todo. Vocês já observaram uma luz vermelha no altar, uma luzinha que fica acesa o  tempo todo? Sempre que entramos na igreja e vemos a luz acesa, significa que Jesus está lá, nos esperando! (abrir a porta central onde tem Jesus) Jesus, fica o tempo todo nos esperando. Ele quer nos ajudar a compreender as vontades de Deus em nossa vida. É muito bom chegar a um lugar e ser bem recebido, Ele nos espera de braços abertos e com muito amor a nos oferecer, basta querermos ir ao seu encontro e seremos muito mais felizes! Venha para esta comunidade você também, Jesus te espera... Nossa, mas tem outra pessoa que também nos espera na igreja e que também é muito importante para nos ajudar a ser comunidade: o padre!
(portinha do padre) – abrir a janelinha que tem o padre – Ele é importante porque a missão dos apóstolos se faz continua em suas ações e palavras.  Com os  diáconos, padres, bispos e  papas  aprendemos mais sobre a palavra de Deus e também sobre a vida dos apóstolos, podendo assim seguir os caminhos que Deus deseja que sigamos e ainda com eles podemos estar bem próximos de Deus através da EUCARISTIA. Os padres são mesmo muito importantes, precisamos amá-los e cuidar para que eles tenham nosso apoio e nossas orações, que Deus nunca permita que eles desviem seu olhar do olhar de Deus!


(portinha de Maria) Mas sabe, descobri uma coisa muito importante, Jesus veio ao mundo não por uma simples criação de Deus. Deus quis que Ele se fizesse homem para vir ao mundo, e Ele escolheu Maria para ser a mãe do filho Dele. (abrir a janelinha com Maria) Maria, desde o momento que foi escolhida, aceitou a vontade de Deus e a partir daquele momento nunca mais saiu de perto de Jesus.  Sendo assim, onde Jesus está, a mãe também está, por isso uma comunidade cristã precisa compreender a importância Daquela que fez a vontade de Deus e caminhou ao lado de seu Filho todo o tempo. Uma mãe amorosa é assim, nunca abandona seu filho, está sempre do seu lado, e quando você se sentir sozinho, conte com a Mãezinha do céu, Jesus divide Ela conosco, peça ajuda a Ela e Ela levará seu pedido a seu filho Jesus.
(portinha da família) Por fim sabe o que falta nesta comunidade? Eu, você, nossa família, nossos amigos, as pessoas que não conhecemos ainda, todos! Uma comunidade é feita de pessoas diferentes. Cada uma a sua maneira, cada um com seu dom. Nossas diferenças somadas se transformam em uma perfeita comunidade cristã. Somos muito importantes para Deus e tudo que aprendemos nos encontros passados nos fazem melhores para que possamos colocar em prática todo aprendizado. Vem fazer parte desta comunidade, coloque seus dons a serviço da igreja, ajude o sacerdote a dar continuidade a missão de Jesus e seus apóstolos! Venha ser um apóstolo, Deus conta com você vivendo em COMUNIDADE!

LOUVOR
Vamos usar uma bola – pode ser de qualquer tamanho, eu adoro aquelas grandes que compramos em circo, azul. Mas pode ser a que você conseguir. Posicione as crianças em círculo , sentadas em cadeiras ou no chão. Cada um louva e joga a bola para outro louvar. Incentive-os a louvar pelo que Deus faz em nossa comunidade.




BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
(sugestão de uma criança de um grupinho de oração) Vamos precisar de copo descartável, canudos, água e detergente neutro, transparente – se possível dar um copo para cada criança.
Crianças, somos como este copo ao nascermos, limpinho mas vazios. (distribuir os copos para as crianças) Após sermos batizados, recebemos a água que muda nossa vida para sempre, pois a partir daí nunca mais ficaremos sozinhos (colocar água nos copos)  pois o Espírito Santo de Deus habita em nós e nos promete nunca mais nos abandonar. Ele nos ajuda a ser melhores, nos ajuda a ficar fora de encrenca, longe do pecado. Porém ele fica paradinho, sem movimento e assim acabamos nos esquecendo de que o temos e acabamos cometendo alguns deslizes: mentimos, brigamos, fofocamos, falamos mal das pessoas... Mas Deus quer nos ver longe de todas estas coisas, por isso nos enviou o Espírito Santo (pingar umas gotas de detergente no copo, o suficiente para fazermos borbulhas). Opa, mudou alguma coisa? Não mesmo!!! É porque não basta termos o Espírito Santo em nós, é preciso movimentá-lo em nós clamando para que possamos ouvi-lo a todo instante nos tornando assim pessoas melhores. Portanto só tem um jeito: todos os dias precisamos convidar o Espírito Santo para vir fazer parte dos nossos atos e palavras, assim como vamos fazer com este copo (distribua os canudos e comece a soprar o canudo clamando o Espírito Santo, vem Espírito Santo, vem me transformar!). Estão vendo! É preciso querer movimentar o Espírito Santo em nós para que compreendamos o que Deus quer, somente assim, em oração conseguimos ouvir o que Deus tem para nos falar e nos orientar. Vamos fazer borbulhas agora sem o sabão?? Laralalalalararalalararara...... Vamos juntos rezar a língua dos anjos..... lalalrarralalarindalala..... Amém!!
ATIVIDADE
Desenhe na Igreja aqueles que são importantes na comunidade e também recorte-a e dobre-a.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO