segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MISSA DO 22º DOMINGO COMUM

NOS CAMINHOS DO SENHOR-DIA DO CATEQUISTA
(Prepare um painel ou biombo com a imagem de Jesus no centro, os nomes dos catequistas ao lado e rostos de crianças colados ao lado dos nomes dos catequistas. Os catequistas podem ocupar um lugar na frente reservado pra eles e devem participar das procissões de entrada, ofertório junto com as crianças. Também devem ser os leitores do dia)

ACOLHIDA
Com: (entra cantando) Hojé é dia de celebração, é dia de festa, o céu inteiro está orando por nós!
Samuel: Festa! Uau! Quem falou em festa? To dentro!
Com: Eu falei em festa amiguinho. Hoje é domingo, dia do Senhor, portanto é dia de ...
Com e Samuel: FESTA!
Samuel: Achei que era outra festa que se tava falando. e eu já to preparadinho pra ela.
Com: Como assim?
Samuel: O tia Dani, a festa dos catequistas!!! Sabe o que é, não tenho sido muito bonzinho com a minha catequista. Tenho sido de doer.Então preparei um presentinho pra ela, quero me desculpar pois eu a amo muito.
Com: Sei danadinho você. Mas assim como você muitas vezes somos pedra de tropeço na vida dos outros. Precisamos refletir sobre isso. Mas voltando ao assunto das catequistas (ir até o biombo) hoje somos convidados a rezar por nossos catequistas, pois eles tem uma linda missão de apresentar Jesus as crianças.
Samuel: se não fosse minha catquista eu não estaria aqui.Ela me ensinou que sou um filhinho amado do Papai do Céu.
Com: então vamos ficar de pé e receber com muito carinho nosso sacedorte e as catequistas de nossa comunidade cantando.

ATO PENITENCIAL
(prepare um coração bem bonito de tecido, bem cheiinho e uma casaca para envolvê-lo como se fosse uma pedra)

Com: Esse é o momento de sondarmos nosso coração. Quando nascemos Deus nos dá um coração tão bonito, de carne, capaz de amar. Um coração puro, que se machuca, chora, perdoa. Com o tempo por causa do pecado e das decepções nosso coração vai perdendo a vontade de amar, a capacidade de perdoar. Sabe por que? Ele fica envolvido por uma casca dura, uma grande pedra. Será que o nosso coração pode ficar assim? Não. Precisamos reconhecer que erramos e pedir para Jesus nos lavar do pecado e nos dar um coração novo. (conduzir momento de perdão com um canto apropriado)

LITURGIA DA PALAVRA
Com:Nosso Deus é um Deus de amor e agora vai nos falar. Ouçamos com alegria a leitura que será feita pela catequista.................................

EVANGELHO
Com: De pé com alegria cantemos aclamando o santo evangelho

HOMILIA
Era uma vez uma menina chamada Ana. Ela vivia numa cidadezinha perto daqui, logo alí em Patrocíneo. Ela era muito simples, sua família era muito pobre e passava por uma dificuldade financeira. Mesmo passando por tudo isso, ela era uma menina alegre e muito estudiosa. Gostava de correr e brincar. Certo dia ela ouviu falar que tinha um campeonato de corrida na cidade e quem vencesse representaria a cidade no campeonato estadual e ganharia um prêmio em dinheiro. Ela sentiu seu coração bater mais forte e pensou: vou participar, todos na escola diz que eu corro muito.Se eu vencer vou ajudar a mamãe e comprar leite para meu irmão. No dia seguinte ela foi se inscrever no campeonato e no caminho encontrou com a sua coleguinha de classe que disse: mas você é tão miudinha, tão fraquinha! Ela se depediu e continuou a jornada, mas ficou de cabeça baixa. Encontrou então a professora de educação fisica que comentou: na escola da rua de cima tem uma menina forte e danada pra correr. Acho que vai ganhar todos estão apostando nela. Quando Ana ia chegando parou e pensou. Não teri chance, mas de repente uma força veio de dentor dela e ela pensou: peraí, não tenho nada a perder. Vou conseguir, eu posso. Sou boa nisso. E assim o fez. Ana venceu a corrida e ganhou o prêmio que deixou sua familia feliz. Já pensou se ela tivesse desistido? Assim como aconteceu com ana aconteceu também com Jesus. Ele tinha uma missão e precisava cumpri-la. Muitas vezes seus amigos assim como Pedro tentaram impedi-lo pois não queria que ele passasse por tanto sofrimento. Mas se ele não passasse pela cruz não seria vencedor. É por isso que Jesus diz no evangelho quem quer me seguir não fique pra trás se ocupando da sua vida, de sua comodidade, mas toma tua cruz e segue-me.

COMUNHÃO
não se esqueçam de fazer a comunhão espiritual convidando as crianças a olharem para o altar e convidarem |Jesus a ir morar no coração delas.

AÇÃO DE GRAÇAS
HOMENAGEM AOS CATEQUISTAS
1- peça ao catequistas para ficrem em pé em frente a assembléia e conduza uma oração para eles pedindo que o senhor os abençoe na missão. Em seguida pode-se tocar a canção ardor missionário.
2- Pode-se fazer um jogral onde algumas crianças leem frases como: você é um anjo em minha vida! Sem você meu dia dia não teria sabor! Você é um raio de luz a iluminar meu caminho.......








3-Caso a equipe de liturgia prepare pode-se ofertar uma flor as catequistas ou uma mensagem em um papel enroladinho.

2 comentários:

  1. Daniela,obrigada por partilhar seu talento.DEUS lhe abençõe com uma benção especial.

    ResponderExcluir
  2. Daniela vc está de parabéns! mostrando sua responsabilidade! bj bj bj Rakel -Aracaju-Se

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO