terça-feira, 22 de março de 2011

MISSA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA

SEDE DE DEUS
ACOLHIDA
(prepare um painel grande para funcionar como obras da criação- prepare imagens de sol, nuvens, solo, rio, homem e mulher, animais para compor o cenário)

Com: Bom dia!
Samuel: Bom dia! Ai estar aqui é mesmo bom, mas eu to numa sede. Tem água tia Dani?
Com: Tenho minha garrafinha, quer um pouquinho? (dar água ao boneco)
Samuel: Nossa que delícia, eu estava com muita sede. Lá em casa estamos sem água desde ontem a noite e é muito ruim.
Com: Semágua!Por quê?
Samuel: Durante o dia os meninos tavam cavando buracos na rua e estouraram um cano, e ninguém fez nada para parar. A água vazou o dia inteiro. Agora não tem água no bairro.
Com: é muito ruim ficar sem água não é pessoal? Pois é, Deus em seu imenso amor criou o céu e a terra (ir colando as imagens no painel), criou a luz, as águas, o homem e a mulher que são suas obras primas.Deus nos deu sabedoria para cuidarmos do que ele criou. O Samuel tava contando o quanto a água fez falta pra ele ontem e hoje. Vejam ela mata nossa sede, é fonte de vida para peixes e outros animais que nos servem de alimento, ela abriga as algas que produzem o oxigênio que nós respiramos e ainda é matéria prima na produção de energia elétrica.
Samuel: Nós precisamos é muito dessa água! Só não entendo porque se dependemos tanto dela a desperdiçamos ou poluimos. Assim vamos ficar sem água de vez!
Com: Tem razão. Nós podemos viver sem água? Não! Então precisamos cuidar dela.Evitando desperdício, diminuindo a quantidade de lixo que jogamos fora pois muitos acabam parando nos rios, diminuido o consumo de energia elétrica.
Samuel:isso é fácil né criançada? Nós podemos ajudar. È so apagar as luzes quando não são estritamente necessárias, diminuir o tempo no banho, fechar a torneira quando for se esfregar...
Com: tem muita coisa que podemos fazer para ajudar o planeta. E ajudando o Planeta estamos ajudando nós mesmos. Pensemos nisso e façamos algo para mudar nossa realidade. Em pé e com alegria acolhamos o padre..... cantando.

ATO PENITENCIAL
Com: Vamos olhar mais uma vez esse painel. Estão vendo esse lixo na água? Ele tira o oxigênio da água sufocando os animais e causando sua morte. Assim como o lixo na água é o pecado em nós. A inveja, a mentira, a ira, o egoismo quando entram em nosso coração deixa-nos sufocados, tristes, aborrecidos, desanimados. Os rios pode continuar poluidos assim? Não! e o nosso coração pode ficar assim? Não!Tem solução?Sim. Para a natureza cada um de nós é asolução, mas para o nosso coração só Jesus é a salvação. Vamos pedir ajuda a ele? (conduzir oração de perdão)

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Deus é mais que demais. Ele nos criou por amor e para o amor. Se prestarmos muita atenção na leitura veremos que ele não abandona seu povo. Ouçamos.

EVANGELHO
Com: Estamos falando em cuidar da nossa água, mas hoje o Senhor quer nos dar uma água diferente. A água da vida que enche nosso coração de amor, paz, esperança. Quem quer dessa água?Então fica de pé e cante com alegria saudando o santo evangelho.

HOMILIA
(teatro com duas crianças podem ser dois meninos ou duas meninas)
Com: Crianças hoje quero contar o que aconteceu com o Pedro e Júlio duas crianças lindas. Prestem atenção.
Pedro: (entra com dois carrinhos e fica brincando triste e sozinho)
Júlio:(entra olhando, desconfiado) Oie! Posso brincar com você?
Pedro: Pode, mas cadê seu carrinho?
Júlio: Não tenho, mas você tem dois. Me dá um?
Pedro: Oras eu custei a ganhar. Não vou te dar não.
Júlio: Eu quero brincar com você. Eu não tenho carrinho pra te dar, mas se reparar direitinho eu tenho tempo pra você, pra gente brincar, conversar, pra ser seu melhor amigo e você não estará mais sozinho.
 Vamos rir e nos divertir. E quando estiver triste estarei ao teu lado.
Pedro: Nossa o que tem pra me oferecer é muito maior do que eu tenho. Tome pegue esse carrinho e vamos brincar.
Com: Viram crianças as vezes temos coisas materiais a oferecer, mas as vezes temos a nossa vida, o nosso tempo e o nosso amor para oferecer e isso não tem valor. Jesus no evangelho pediu água para a samaritana que é tão pouco, mas ele oferecia a ela muito mais. Ele lhe oferecia água da vida, paz amor, verdade. Que o nosso coração também receba daquilo que Jesus nos oferece todas as vezes que viemos aqui na igreja- a eucaristia alimento para nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO