quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MISSA DO 7º DOMINGO COMUM

                                                                    AMAR A TODOS!
 ACOLHIDA
Com: (entra cantando) o amor, o amor, o amor de Deus é tão grande! O amor, o amor, o amor de Deus é tão grande! Bom dia.
Samuel: Bom dia! Nossa que alegria é essa?
Com: estar aqui em comunidade já é motivo de alegria.Celebrar a missa aos domingos é um presente de Deus pra nós. Olha quantas pessoas a nossa volta. Deus ama cada um de nós de forma única.
Samuel: Sabe você me fez lembrar dos santos da nossa igreja.
Com: dos santos! Por quê?
Samuel: Porque eles viviam como nós, rodiados de pessoas, umas diferentes das outras. E eles falavam do amor de Deus e anunciavam o evangelho. Eles eram lindos!
Com: muito bem lembrado eles celebravam por estarem no meio de tanta gente. E sabe crianças nós devemos ser como eles. Devemos procurar levar a palavra de Deus onde formos.E devemos agir como Jesus nos ensina pois assim estaremos trilhando um caminho de santidade.
Samuel: ah tia.... eu vou ser santo. Daqui a uns quando eu morrer as pessoas vão rezar pra mim. Você conhece algum santo Samuel? Quero ser o primeiro.
Com: você é mesmo engraçado amiguinho. Assim como Samuel devemos procurar ser santos e agir de forma digna conosco e com os outros. A nossa missão é amar como Jesus amou. Fiquemos de pé e acolhamos o nosso sacerdote padre......

ATO PENITENCIAL
 (prepare um mural ou um biombo bem bonito, coloque nele uma criança triste e outra alegre. Recorte palavras que representem o pecado e outras que representem quem tem um coração cheio de Deus. Coloque as palavras em um coração abaixo de cada uma delas.)
Com: veja crianças assim como vocês aqui tem duas criancinhas, mas obesrvem uma esta triste. Será por quê? Acho que seu coraçao não está muito bem. Quem pode vir aqui me ajudar? (as crianças vão tirando as palavras e voce vai explicando e colando-as no biombo). Nossa está explicado porque seu coração esta triste. ele está cheio de pecado - mentira, raiva, inveja, falta de perdão, ressentimento... E este menino? Seu coração está cheio de Deus e assim fica cheio dos frutos do Espirito Santo de Deus- amor, paciência, carinho, respeito, perdão.... Quem está no pecado fica triste e quem esta´com Deus fica feliz. E você quer ficar no pecado? eu também não e quem quer ficar cheio de Deus? Pra ficarmos perto de Deus precisamos tirar o pecado do nosso coração e pedir que Jesus nos perdoe e encha nossa vida do seu amor. (com um fundo musical conduza uma oração de perdão).

LITURGIA DA PALAVRA
Com: a leitura de hoje está linda. Ela nos mostra que devemos buscar ser igual a Deus, sendo santos como ele é. Leva sua mão no coração e reza comigo assim: papai do céu eu quero escutar tua palavra e viver como o senhor me ensina. Amém.

EVANGELHO
Com: com alegria vamos ficar de pé e cantar aclamando a Palavra de Deus.

HOMILIA
Era uma vez um garotinho danado de esperto. Seu nome era Júlio. Ele participava das missas e adorava fazer catequese. Certo dia ouviu falar sobre santidade e ser imitardor de Cristo e, rapidinho ele resolveu: Eu quero ser igual a Jesus. Ele cuidava de todos ao seu redor distribuindo atenção aos idosos e se divertindo com seus amigos. Ele foi crescendo e teve que mudar de escola. Chegando lá não conhecia ninguém. No recreio quando foi lanchar, abriu sua mochila e se assustou: cade seu lanche? Havia sido roubado. Ele ficou triste mas não disse nada pra ninguem. Quando foi pra casa estava varado de fome. Sua mãe lhe perguntou: não lanchou meu filho? Nunca te vi com tanta fome! Não comi não mamãe, meu lanche sumiu. A mãe ficou indignada. No outro dia preparou um pãozinho e mandou para seu filho lanchar. Na escola ele observava todas as crianças e viu que um dos meninos de sua sala era bem tristonho, vivia sozinho e isolado. Mas na hora do lanche, cade o seu paozinho. Ao chegar em casa ele contou para sua mãe que falou: amanha vou a escola, vou fazer a professora encontrar o ladraozinho e passar a maior vergonha nele, não se rouba o lanche dos outros. Quero que a mãe dele lhe pague o que foi roubado. Olho por olho e dente por dente! O menino começou a chorar e a pedir que a mãe não fosse. Ela então resolveu dar a ele mais um dia. Julio preparou uma armadilha e ficou a observar quem pegaria seu lanche. Ele ficou espionando e se surpreendeu ao ver que quem roubava seu lanche era o menino tristonho que ele tinha observado e sentido compaixão. Na hora de ir embora  Júlio seguiu o menino e viu que ele morava numa casinha bem pobre e portanto não deveria ter o que comer. No outro dia pediu que a mãe lhe mandasse dois pães pois ele queria dividir com seu amigo. A mãe ficou feliz pois afinal ele havia feito um amigo. Quando chegou na escola ele procurou o menino dizendo assim: olá, eu me chamo Júlio e gostaria de ser seu amigo. Hoje trouxe muito lanche e queria saber se gostaria de lanchar comigo? O menino com os olhos cheios de água respondeu: eu adoraria mas não sei se sou digno de ser seu amigo, eu ... e já ia confessar seu crime mas Júlio sem deixar que ele concluisse a frase deu-lhe um abraço. Os dois se tornaram grandes amigos e Júlio agradeceu a Deus por não ter deixado sua mãe ir na escola pois certamente seria humilhante para seu amigo se sua mãe tivesse o denunciado. Devemos fazer o bem sempre, não importa a quem.Devemos sempre retribuir com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO