terça-feira, 23 de novembro de 2010

1º DOMINGO DO ADVENTO

ACOLHIDA
Com: Bom dia!
Samuel: Bom dia! Nossa a Igreja está diferente!
Com: Que bom que você notou. E vocês crianças perceberam alguma diferença?
Samuel: Por que tudo isso? e pra que essa coroa desse tamanha ai no altar?
Com: Se lembram de domingo passado que eu falei no comecinho da missa que acabou o tempo comum? Pois é, hoje é o 1º domingo do advento. E advento é tempo de espera.
Samuel: Espera? Não quero espera não... Eu fico horas esperando o ônibus pra poder chegar aqui.
Com: ai amiguinho, não é esse tipo de espera. É tempo de preparar nosso coração para receber Jesus. É espera do nascimeto de Jesus.
Samuel: ah isso eu espero. Eu passo o ano inteiro esperando o natal.
Com: Está vendo essa coroa aqui? Tem lugar pra 4 velas. Elas são acesas a cada domingo simbolizando a luz de Deus que chega até nós.Ela também nos convida a ser luz para o outro.
Samuel: eu quero ser uma luz bem grande.
Com: e vocês, também querem ser luz? Então fiquemos de pé e cantemos com alegria para acolher nosso padre.....

ATO PENITENCIAL
Com: O advento é um tempo oportuno de reflexão e busca por tudo que vivenciamos.É hora de olharmos a casinha do nosso coração (prepare um coração com telhadinho e porta como se fosse uma casinha- dentro dele coloque coisas boas e ruins). Será que ela está pronta para receber Jesus? Precisamos encontrar em nós tudo que não vem de Deus e que não faz bem ao nosso coração.Precisamos reconhecer nossas faltas pedir perdão e recomeçar. O natal nos traz vida nova. Vamos juntos apresentar nossos pecados a Deus. (conduzir uma oração de perdão ou entrar com um canto apropriado)

LITURGIA DA PALAVRA
Com: O Senhor nos convida a vir a sua casa.A leitura de hoje é lindissima. Preparemo-nos para ouvir com atençaõ e guardá-la em nosso coração.

EVANGELHO
Com: o Senhor está para chegar. Alegremo-nos! Em pé cantemos aclamando o santo evangelho.

HOMILIA
Fazer uma pregação seguida de um momento de perdão. Para facilitar monte duas casinhas de papelão usando caixas de sapato, coloque o telhado, incremente-a o quanto puder. Monte uma casa desarrumada, suja, com o telhado furado...monte outra que esteja perfeita.


Coloque a casa suja e peça que as crianças olhem pra ela. O que vocês estão vendo? Como está essa casa? Como será as pessoas que moram nela? Como será que os moradores se preparam para receber uma visita?
Imaginem que vocês morassem aqui e eu dissesse que o rei vem visitá-los... o que fariam?

Coloque a outra casinha sobre a mesa e vá fazendo comparações. O que essa casa tem de diferente da outra? Em qual casa um rei se sentiria melhor? Tem algum cômodo dessa casa que pode ficar fechado?
Assim como essas casas é o nosso coração. Tem gente que ta com o coração semelhante a primeira casa. A mentira é essa sujeira aqui no chão, a desobediência é esse furo no telhado... vá comparando o pecado com a sujeira da primeira casa. Mas uma pessoa que se confessa, arrepende dos pecados e recomeça é como essa linda casinha. Deus pode visitar todos os cômodos, Ele tem livre acesso a nossa vida.
Sabiam que tem pessoas que a casinha tá assim bem de qualquer jeito e que dizem assim; vai demorar pra ele vir, quando ele chegar eu arrumo. Mas e se Ele resolvesse vir hoje? Temos que nos preparar todos os dias para sua chegada.
Dá uma olhadinha no seu coração. Como ele está? Como você tem vivido os seus dias? Peça para as crianças abaixarem as cabeças e vá conduzindo um momento para que elas reflitam sobre os pecados cometidos e desejem ter o coração limpo para receber Jesus dignamente. Devemos estar atentos as nossas atitudes e procurar sempre nos vigiar para não cair em tentação e para estarmos prontos para o dia da vinda de Jesus.

OFERTÓRIO
Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos apresentar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista

COMUNHÃO
Com: Que bom, já chegamos nesse momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso bracinho assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos trazer Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhinhos e converse com Jesus, agradeça por tudo que Ele faz em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO