segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MISSA 30º DOMINGO COMUM

O AMOR DE DEUS NOS SANTIFICA


(Se tiver algum missionário na comunidade convida-lo a participar da procissão de entrada e depois falar um pouquinho sobre sua vida missionária.Se possível enfeitar a casinha de fantoches com vários corações. Prepare uma sacolinha com pequenos corações que contenham as palavras perdão, amor, partilha, união, diálogo, caridade...Cole a sacolinha na mão do fantoche ela será usada na acolhida e no ato penitencial.)

Talita: (começa cantando) O amor, o amor, o amor de Deus é tão grande (2x) BomDia!
Com: Bom dia! Bom dia crianças, papais e vovós.
Talita: o amor, o amor....
Com: uhum! Amiguinha quer parar um pouco com essa empolgação e me dizer o que está acontecendo. Sua casinha está diferente e o que tem ai na sua mão?
Talita: Pensei que não ia perguntar.(risos) É que o amor de Deus é tão grande e nos santifica. Seu amor nos faz melhores.
Com: Isso é verdade. Quando vivemos no amor somos muito melhores como pessoas.Mas ainda não entendi o por que de tantos corações e o que tem nessa sacolinha.
Talita: É que eu tava pensando um jeito de distribuir o amor de Deus. Então vou me tornar melhor se eu der um coração pra cada um aqui hoje.
Com: amiguinha sua intenção é boa mas, não é dando corações para os outros que você leva o amor.
Talita: e como posso levar o amor de Deus ao outro?
Com: Você deve servir o próximo com amor, ajudar quem precisa, respeitar e obedecer os mais velhos, viver na santidade, fugir do que é mal e tantas outras coisas.
Talita: ah você me deu uma idéia. Vou tentar ser melhor. Vou visitar minha vó coitadinha esta doente. Vou ajudar mamãe em casa e falar de Deus para meus amiguinhos.
Com:Agora sim. Devemos todos nós fazer como a Talitinha. Levar o amor de Deus pra frente numa grande corrente do bem.e nos tornamos pessoas melhores.Fiquemos em pé e acolhamos com alegria nosso sacerdote o padre ...., os ministros...

ATO PENITENCIAL

Com: Agora é hora de reconhecermos o que temos feito de bom e ruim.De olharmos no nosso coração como ele está.
Talita: Sabe tia..... como Deus quer o nosso coração?
Com: Como?
Talita: Vem cá e pega minha sacolinha. Ela vai te ajudar.
Com: (pegar um desenho de criança com um coração bem grande. A medida que for falando o texto vá tirando os coraçõezinhos da sacolinha e colando no coração do menino. Depois tire do coração do menino as palavras que lembram pecado). Estão vendo esse menino aqui? Ele representa cada um de nós. Olha que coração bonito Deus deu pra ele. Ele quer que nós tenhamos em nosso coração a paz, alegria, partilha, unidade,humildade. Nossa o amor de Deus é mesmo grande. Quem quer ter um coração assim? Para isso precisamos tirar de dentro do nosso coração todo o pecado. A inveja, a fofoca, a mentira....Vamos pedir perdão a Deus?
Leva a mão no seu coração, abaixa a cabeça e reza comigo assim: Senhor Jesus tende piedade de mim, por que sou pecador. As vezes minto, desobedeço, respondo meus pais. Cristo Jesus tende piedade de mim sou fraco e rancoroso. Sou resistente para perdoar. Senhor Jesus tende piedade de mim.

LITURGIA DA PALAVRA

Com: Que tudo já chegamos nesse momento tão lindo da missa. É hora de escutarmos o que Deus quer nos falar. Preparemos nossos ouvidos. Vamos limpa-lo com o cotonete do amor. Que o amor nos faça escutar melhor. Amém! Nosso coração também deve estar pronto para acolher essa palavra. Vamos prepará-lo? Pega o regador vamos molhá-lo com a água da alegria. Vai põe mais um pouquinho. Prontos? Respira fundo e ouçamos a leitura feita pela (o) ..........

EVANGELHO

Com: Hoje vamos ouvir uma história linda contada por São Lucas. Quero ver quem vai prestar atenção. Fiquemos em pé e cantemos com alegria saudando o evangelho.

HOMILIA
Personagem 01 : (Entra e senta no chão, triste.)

Personagem 02: (entra cantando com um telefone na mão) O telefone de Deus é a oração, o telefone de Deus é joelho no chão...Ué, amiguinha. Oi! Oi. Ih já vi que ta de pereps. O que está acontecendo?

P 01: Não sei. Acho que não sei rezar. O João fala tantas coisas bonitas quando reza. A Inês nossa só falta por um cartaz de tudo que faz pra Deus, ai mas eu.....(chora)

P02: Você prestou a atenção na narração do evangelho? Do que ele falava?

P01: ajuda ai crianças.

(escutar algumas respostas)

P02: Jesus nos fala que por meio dele que ele nos escuta sempre que rezamos. Mas quando rezamos devemos ser simples e sinceros. Devemos falar o que está em nosso coração.

P01: não sei não.

P02: Vou te contar uma história.Havia um homem o José que era muito simples, mal sabia escrever o seu nome. Todos os dias ele entrava na igreja e ia até o sacrário, não ficava ali nem cinco minutos e ia embora. Pedro também ia a igreja todo dia,não perdia uma missa e cada vez que ele ia punha uma grão na latinha.Lá ele ficava horas e horas rezando mas sua cabeça ficava nos problemas, na correria, nas coisas que tinha que fazer.Certa dia choveu muito e os dois ficaram presos por causa da enchurrada. Pedro rezou e falou pra Deus que ele tava indo a missa e passou toda a hora da chuva pensando na eucaristia. Zé olhou agradeceu pela água que molhava as plantas.

Um dia os dois se encontraram e Pedro perguntou a Zé o que ele fazia tão rápido todos os dias na igreja. Ele respondeu. Venho rezar. Mas tão depressa? Nem dá tempo. È que eu não sei rezar. Venho aqui e falo pra Jesus que não me esqueço dele um só minuto e passei pra dizer olá. Outro dia tava doente lá na medicina e Jesus foi lá e até me disse oi Zé passei pra te ver. Eu sei que ele me escuta.E você eu venho aqui e rezo, participo das missas, não falto um dia. Reservo 2 horas pra rezar. Aqui minha latinha ponho um grãozinho aqui cada vez que venho aqui pra Deus não se esquecer de mim. Deixa eu ver. Zé abriu a latinha e viu apenas um grãozinho e tinha um recadinho. O Pedro você só pensou em mim uma vez quando ficou preso na chuva e pensou o tempo todo na missa, na eucaristia. Das outras vezes sua cabeça não estava em sintonia comigo.

P01: nossa essa história é linda. Quer dizer que não adianta nada ficar fazendo muitas coisas e firulas pra rezar meu pensamento e meu coração não estiver realmente sintonizados com Deus.

P02: Muito bem o mais importante é estarmos sintonizados com Cristo por meio da nossa oração, mas ela deve ser simples e verdadeira. Vamos cantar? O telefone de Deus é a oração. o telefone de Deus é joelho no chão. Ligue 1 vez, ligue 2 ou 3 e se não atender, se não atender, tente outra vez.

ATENÇÃO:
Não tenho publicado toda semana para não ser repetitivo mas não se esqueça do momentinho especial na hora da comunhão e se tiver oportunidade faça as crianças ofertarem suas famílias durante o ofertório.

2 comentários:

  1. Olá.. parabéns pelo seu blog... temos usado muito suas idéias nas nossas missas com as crianças...sou coordenadora da Infância Missionária da Paróquia São Judas Tadeu em Presidente Prudente , interior de SP, e gostaria que me mandasse seu material para encontros, atividades e tb se possível as histórias, principalmente da tartaruga... trabalhamos com crianças de 04 a 12 anos, são nosso pequenos missionários de Jesus.
    Que vc continue iluminada por Jesus e nos ajudando na evangelização. Se puder me mande seu e-mail daí vamos trocando experiencias e te mando umas fotos do nosso trabalho. Temos algumas coisas no site da nossa paróquia se quiser nos conhecer um pouquinho, www.saojudas.iparoquia.com
    abraços.. Erica ... ericacsmiranda@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! que Deus continue te abençoando. Sou contadora de histórias na minha paróquia na cidade de Oriente - SP. temos um grupo de fantoches também e eu preparo as histórias para eles também. utilizo muito as suas publicações.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO