domingo, 19 de setembro de 2010

MISSA 26º DOMINGO COMUN- DIA DA BÍBLIA

Socorrei os pobres


Atenção: Neste domingo comemora-se o dia da Bíblia, é apropriado dar destaque a ela durante a liturgia. Sugiro que prepare um cantinho especial. Monte um biombo bem bonito com uma imagem de Jesus (desenho, EVA...) no centro. Em volta cole versículos bíblicos referente ao evangelho, de preferência com citações. Ex: “Deixai vir a mim as criancinhas”, “Eu sou o caminho a verdade e a vida”.Na frente do biombo coloque uma mesinha e sobre ela a Bíblia. Quem não fez a procissão da Bíblia no inicio do mês pode fazê-la hoje. Se você estiver fazendo o cantinho da leitura aproveite o biombo para falar sobre a bíblia.

ACOLHIDA

Com: Bom dia!
Fantoche: Bom dia! Ai tia........... a Igreja hoje está tão bonita.
Com: Está mesmo amiguinho. Este cantinho aqui está nota 10. Sabe quando cheguei aqui e li esses versículos me senti amada.
Fantoche: Eu também. Nossa quando eu li deixai vir a mim as criancinhas, é como se eu fosse lá no céu, me senti no colo de Jesus.
Com: E vocês crianças? Quem sentiu alguma coisa e quer contar? (se alguém quiser vá ate ela e escute , se forem muitos escolha uns dois e pronto). Hoje celebramos o dia da Bíblia. Vejam quantas coisas bonitas ela nos fala (ler alguns versículos)
Fantoche: Nossa a palavra de Deus é mesmo luz para nossa caminhada. Já to é curioso para ouvir qual será a leitura de hoje.
Com: Eu também, vamos logo receber o nosso amigo padre....... Com alegria fiquemos de pé para acolher nosso celebrante, os ministros, coroinhas e as crianças cantando.

 
ATO PENITENCIAL
(prepare em cartaz ou em EVA um desenho de criança com um coração em relevo. Dentro dele coloque palavras que representem o pecado- mentira, raiva, ódio,... Prepare um com Jesus e dentro dele coloque corações com palavras de perdão – caridade, amor, paz,...Se quiser pode aproveitar o desenho de Jesus colocado no biombo assim, diminui uma imagem)

Com: Hoje somos convidados a olhar o nosso coração e ver tudo aquilo que guardamos nele durante essa semana e que não agradou a Deus.(ir falando e tirando do coração da criança) Será que essa semana contamos uma mentirinha, um! Será que ficamos com raiva, mágoa e não perdoamos o irmão, será que deixamos de ajudar quem precisa. Precisamos apresentar tudo isso pra Jesus pois ele pega nosso pecado (colocar as palavras no coração de Jesus e tirar de lá os corações e colocar no coração da criança) e nos devolve amor, caridade, esperança... Vamos então olhar nosso coração e tirar dele tudo aquilo que não vem de Deus? Senhor Jesus eu quero te apresentar meu coração e tudo que há nele. Te peço perdão pelas vezes que menti, desobedeci, respondi meus pais e deixei de ajudar o outro. Senhor tende piedade de mim. Cristo tende piedade de mim.

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Chegou o momento que estávamos esperando. Vamos ficar bem atentos para ouvir o que o Senhor vai nos falar. (Atenção: se possível ir até o biombo e pegar a Bíblia de lá para fazer a leitura. Para ficar mais interessante pode vestir uma pessoa de profeta. Ai o comentarista anuncia : com atenção vamos ouvir a leitura do profeta Amós)

EVANGELHO
Com: Ouvimos a leitura do livro do profeta Amós, demos nossa resposta cantando o salmo, agora é o próprio Jesus que vai nos falar.Em pé aclamemos o santo evangelho cantando.

HOMILIA
(prepare uma caixa com a Biblia la dentro)
Seu João era um homem bom, casado, trabalhador e pai de dois filhos: Pedro e Ana.Pedro trabalhava muito para ajudar em casa e mal tinha tempo para correr, brincar ou conversar com a familia. Meu filho vem cá. Mais tarde papai, to atrado e preciso honrar os compromissos. Seu pai estava preocupado e certo dia chamou toda a familia e disse: Hoje vamos sentar todos, nos alimentar e vou contar uma coisa a vocês. Seu João pegou uma caixa em suas mãos e falou:
Meus filhos sou grato a Deus porque me deu vocês. Sei que são tesouros em minha vida, mas estou ficando velho e quero que guardem como herança o bem mais precioso que tenho.
O que papai? todos estavam curiosos para ver o que havia na caixa. Conta logo papai. Calma meninos preciso que me prometam que vão guardar esse tesouro com cuidado e principalmente que vão fazer tudo que ele ensinar. Sim, todos respoderam alvoroçados. Seu João abriu a caixa bem devagarinho e sabe o que tinha lá? (abrir a caixa e retirar a bíblia)  Aqui meus filhos está toda sabedoria do seu pai e toda nossa riqueza. È aqui que aprendi tudo que sei e ensinei a vocês: precisamos amar o próximo e acolhe-los. Não podemos ser egoistas e rancorosos. O que temos aqui em casa sempre partilhamos com outros. Quero que guardem todas essas palavras em seus corações pois não devemos só acumular riquezas na terra. O que temos Deus nos deu e se recebemos com amor devemos ser agradecidos e partilhar com os outros. Papai quero ser sábio como o senhor, disse Pedro, por toda minha vida vou ajudar os outros e partilhar o que tenho. Eu também papai nunca nos faltou amor e não deixaremos faltar amor aos que tiverem ao nosso redor. Eu amo vocês meus filhos. Nós também papai. Assim eles encerraram a reunião daquela noite e foram descansar com o coração cheio de amor e alegria. Deus quer que nós também vivamos assim sendo amorosos, generosos e caridosos com os outros. Sua palavra é viva e está no meio de nós.

COMUNHÃO:
Não deixe esse momento passar em branco. Convide as crianças para irem lá perto do altar e olhar pra Jesus e falar com ele, convidando-o para morar em seu coração e ir com elas para todos os lugares que elas forem. Então peçam que fechem os olhos e agradeça a Jesus por tudo que ele tem feito por elas.

Um comentário:

  1. Que maravilha! Excelente sugestão! Amei!
    Muito obrigada! Abraço.
    Deus os abençoe!
    Aguardo o modelo para a nossa Missa de Cristo Rei, se possível, em meu e-mail.
    Bênçãos!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO