segunda-feira, 29 de março de 2010

DOMINGO DE PÁSCOA

Hoje é um dia festivo para a Igreja e para as crianças, então se preparem pois elas com certeza estarão mais agitadas que o normal e esperando serem lembradas por este dia. Pense em algo novo e diferente. Que tal as crianças assistirem a missa com a cabeça enfeitada? Sugiro ao invés de orelhas de coelho cole uma faixa com uma cruz, lembrando que Cristo ressucitou.Pode-se também levar tinta para pintura facial e desenhar a cruz no rosto das crianças. Se quiserem preparar uma lembrancinha de cohocolate ela pode ser entregue no final da missa junto com os pãezinhos. Você poderá optar também por uma mensagem que fale de Cristo ressucitado ou uma lembrancinha com vela.


ACOLHIDA:

Com:Bom dia! Hoje é um dia muito especial..

Talita: bom dia! Põe especial nisso, nossa eu não via a hora deste dia chegar.

Samuel: Bom dia...Eu quase nem dormi esta noite pra ver se amanhecia logo.

Com: E vocês sabem o que significa Páscoa?

Samuel: Eu sei.. Festa do Chocolate.

Com: Não menino. Significa passagem. Passagem da morte para a vida. Quando Cristo vence a morte na cruz Ele nos dá também a condição de vencedores.

Talita: Mas isso faz tanto tempo. Vale pra nós?

Com: Sim amiguinha. Ele nos convida também hoje a sair da tristeza e passar para a alegria, a passar da raiva para o amor, a sair de toda situação de morte para a vida.

Samuel: Agora entendi! É por isso que passamos 40 dias refletindo, jejuando, orando e essa semana fomos convidados a confissão?

Com: Isso mesmo amiguinho. Depois dessa semana tão linda em que relembramos a Paixão de Cristo agora somos convidados a grande festa.

Talita e Com: a Festa da ressurreição.

Samuel: oba, eu adoro festas!!!

Com: Então vamos chamar logo o padre que essa festança já vai começar. Fiquemos em pé e acolhamos com alegria o padre....., os ministros cantando.

LITURGIA DA PALAVRA

Com: (levar um sol de EVA ou cartolina- os fantoches podem auxiliar nas repostas que o comentarista perguntar) Crianças olhem o que eu tenho nas mãos. O que é? Um sol, muito bem. Pra que serve o sol? Pra iluminar, aquecer. Ele escolhe um lugar pra iluminar ou ilumna todos sem distinção? Todos não é? Pois é assim é o amor de Deus. Ele nos ama a todos sem distinção. è o que vamos ouvir na palavra de Deus. Fiquemos atentos e prestemos atenção.

EVANGELHO

Com: Tem uma novidade mais que demais pra vocês. Sabem qual é? Jesus ressucitou! Aleluia. Jesus venceu a morte. Vocês acreditam nisso? Quem acredita fica de pé e canta com alegria aclamando o santo evangelho.

HOMILIA

SUGESTÃO 01: TEATRO EXPLICANDO O SIGNIFICADO DA PÁSCOA.

(prepare lâminas que ilustrem a via sacra e os simbolos da páscoa. Enquanto for explicando, vá mostrando as imagens para as crianças. Leve uma caixa de chocolates e uma vela para ser os presentes dos amigos)

Personagem 01: Oi amiguinho estava mesmo te procurando. A páscoa chegou e tenho um presente pra você.

Personagem 02: Que bom pois eu também tenho um pra vocÊ.

P1: Olha comprei uma caixa de bombom pra você.

P2: e eu amiguinho lhe trouxe uma velinha. Pra você se lembrar que é luz na minha vida.

P1: Mas na páscoa a gente não tem que dar chocolate? E o coelhinho demorou tanto tempo pra botar um ovinho...Desde o ano passado.

P2: Páscoa não é festa do chocolate. Coelho nem bota ovo. É festa da ressurreição de Cristo. É festa da vitória do Senhor. Vamos relembrar o que aconteceu essa semana. Primeiro Jesus foi condenado por Poncio Pilatos, carregou a cruz... Estava pesada, ele caiu tres vezes. Um homem, Cirineu até o ajudou a carregar. Sua mãe estava ao lado dele o tempo todo. No calvário ele foi crucificado. Foi entçao sepultado e no terceiro dia. Tharam!!!Ressucitou vencendo a morte e nos devolvendo a vida e o perdão.

P1: A páscoa então é uma grande festa pra nós católicos. Mas então por que falam em coelho, chocolate e tantas outras coisas.

P2:Existem alguns símbolos que representam a páscoa. Coelho é um animal que reproduz muito e rápido, por isso representa a vida se multiplicando. Alguns animais põe ovos, o coelho não. A partir desses ovos nascem uma nova vida por isso representam a páscoa, é um novo começo, uma nova vida trazida por Jesus.

P1: E a vela que você me deu?

P2: A vela lembra a luz, como a do círio pascal que acendemos na noite de sábado de aleluia. Quem esstá em Cristo está na luz. Assim como Cristo é luz, nós também somos convidados a ser luz. Pão e o vinho representam o alimento que será transformado em corpo e sangue de Cristo que é o alimento para nossa alma.

P1: Nossa quantas riquezas tem a nossa igreja. Que festa bonita comemoramo hoje.

P2: Festa linda de Cristo Jesus. Quem aqui gosta desse dia? Então não devemos esquecer a Páscoa é a passagem da morte para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO