segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

MISSA DO BATISMO DO SENHOR

ACOLHIDA:
Com: Bom dia! Hoje nós temos um convidado muito especial. Vou apresentar pra vocês meu amiguinho padre Julinho.
Padre Julinho(fantoche): Bom dia crianças! Bom dia tia Dani, hoje é um dia mais que demais.
Com: É verdade Padre, hoje celebramos o batismo do Senhor.
Padre Julinho : Aí eu sei, também já fui batizado sabia? Foi uma festa tão linda. Quem aí já foi batizado? Vocês sabiam que nesse dia recebemos o Espírito Santo de Deus?
Com: É verdade, Deus nos ama tanto que derramou sobre nossa vida o Espírito Santo. Vocês sabem quem é o Espírito Santo?
Padre Julinho : O Espírito Santo é Deus. E Ele nos ajuda todos os dias a descobrir o melhor caminho para o céu.O Espírito Santo é um presente de Deus pra nós.
Com: (levar um embrulho de presente e dentro dele coloque palavras que mostrem os frutos do Espirito Santo). Tão vendo esse presente aqui? Nós o recebemos quando somos batizados.Querem saber o que tem aqui? Quem recebe o Espírito Santo de Deus ganha muitos frutos como a paz, a perseverança, o amor...
Padre Julinho: Recebe tudo isso e muito mais. Agora que já sabemos um pouquinho do Espirito Santo vamos chamar o padre Júlio.
Com: Fiquemos em pé e acolhamos com alegria o padre Júlio, os ministros cantando.

LITURGIA DA PALAVRA :
COMENTÁRIO : Agora é hora de escutarmos a voz de Deus que nos ama muito do jeito que nós somos. Deus não faz distinção das pessoas ele simplesmente ama. dinâmica do cotonete e dá chavinha abrindo o coraçãozinho.

EVANGELHO –
Com: Que o Senhor abençoe, com a paz o seu povo trazendo –nos alegria e amor. Em pé aclamemos santo evangelho cantando com alegria.

HOMILIA:
Mãe: Ai, ai nem nasceu e já ta me dando trabalho. Já to esquentando minha cabeça com esse tal de batismo. Nem sei pra que que isso serve? Se bem, que é um evento mais badalado quando a gente tem uma criança. È o primeiro evento social da vida da criança. E a festa vai ser de arromba.
Vou até convidar o tal do padre Júlio por que ele adora um quibe e pão de queijo recheado então é com ele mesmo.
Secretária: (ao telefone) Paróquia Nossa Senhora do Caminho bom dia.Sim realizamos cursos de batismo. Será um prazer, aguardo então sua visita. Até logo. (desliga o telefone e fala com a mãe) Bom dia. Em que posso ajudar?
Mãe: Vim trazer meu filho, gostaria que ele fosse batizado.
Secretária: è uma alegria para nós sua presença aqui. Que bom que vai batizá-lo.
Mãe: Será que é mesmo preciso? Olha é que a minha amiga que trabalha aqui na igreja, será madrinha e ela insistiu que eu viesse.
Secretária: Ser batizado é necessário e não só preciso. Quando somos batizados somos libertos do poder das trevas e tornamo-nos livres, sendo assim chamados filhos de Deus. Nesse momento recebemos o Espírito Santo de Deus. A criança é apresentada a comunidade pelo seu nome, em seguida é ungida com o óleo do batismo numa linda oração. (usar símbolos do Espirito santo feitos em EVA) Nesse momento o Espírito Santo penetra na criança como o óleo e ela passa a ter o cheirinho de Deus.
Mãe: Nossa meu filho vai ficar com o cheirinho do Papai do Céu. Conte-me mais sobre isso.
Secretária: A criança é batizada na água em nome da Santíssima Trindade. Do Pai criador que a fez com tanto amor, de seu filho Jesus que morreu pela sua salvação e enfim do Espírito Santo que a conduzirá ao longo de sua vida. Até o próprio Jesus foi batizado. Certo dia o povo estava sendo batizado por João Batista e Jesus apareceu para também ser batizado. Enquanto Jesus rezava o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba.E do céu veio uma voz: Tu és meu Filho amado, em ti ponho meu benquerer.
Mãe: Nossa que lindo! Posso batizar hoje mesmo?
Secretária: Não. É necessário uma pequena preparação. Vamos falar com o padre e marcamos a data assim que possível. Que bom seria se todas as nossas crianças fossem batizadas.
Mãe: Vou embora muito feliz, obrigada.
Secretária: Ser batizado é um presente para cada um de nós.

OFERTÓRIO:
• COMENTÁRIO – Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mão no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos ofertar tudo isso no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista
PAZ: fantoche de crianças cantando

Um comentário:

  1. Olá, Belo blog... visite o meu blog que acredito será de valia para o seu trabalho
    www.valtergomes1.blogspot.com e minha webradio
    www.liturgiafm.com.br
    Nestes dois sempre encontrarás as missas dominicais suas musicas e audio. Além de ouvir 24:00hs no ar musica católica... Fique com Deus!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO