terça-feira, 1 de setembro de 2009

PREGAÇÃO SOBRE A BIBLIA


Com uma bíblia na mão comece perguntando as crianças se elas sabem o que significa Bíblia? Bíblia quer dizer livro. Um livro que contém muitas histórias, cartas de amor, canções de louvor. Este livro é dividido em duas partes o antigo e o novo testamento (mostrar as figuras do antigo e novo testamento).

No antigo testamento podemos ver a história de Deus Pai criador, a aliança dele com o povo e as promessas dele para nós. No Novo testamento temos toda a história da vida de Jesus. Desde o seu nascimento, sua infância, seus ensinamentos, o relato dos milagres que ele fez no meio do povo...até sua morte e ressurreição. (se quiser pode construir um varal e a medida que falar do novo e antigo testamento pendurar ilustrações de algumas histórias conhecidas). Na Bíblia temos os capítulo que são representados pelos números grandes e os versículos que são os pequenos. Vamos ver alguns exemplos (escolha algumas passagens bíblicas e peça que eles procurem, por exemplo I Corintios 13).
A Bíblia é um livro atual e por meio dela Deus fala conosco. Quando rezamos e pedimos pra Deus ele pode nos dar uma resposta indicando-nos uma leitura. Através da sua interpretação temos a resposta de Deus. Por isso devemos estar sempre atentos. Ler a parábola do semeador (Mateus 13,1-9) e debater sobre o solo do nosso coração. Qual tipo de solo queremos ser? Fazer então a seguinte dinâmica.
Coloque a tigela de água em local visível e vá mergulhando um a um os objetos ( giz, pedra e esponja ) e promovendo debate, sobre a reação de cada peça à água e comparando com a forma das pessoas vivenciarem a Palavra de Deus.
1. água: fonte que restaura e purificação e que gera vida. Simboliza aqui a Palavra e o agir de Deus na sua vida.
2. giz: feito de cal e que absorve para si toda água. Simboliza pessoas que recebem a Palavra de Deus mas ficam só prá si, deixando de anunciar e testemunhá-la;
3. pedra: material rústico que não deixa que nada penetre dentro de si. Pessoas que se fecham e não deixam que a Palavra de Deus as transforme e molde suas vidas como vaso nas mãos do oleiro;
4. esponja: depois de molhada absorve uma certa quantidade de água, assim que apertá-a ela transmite o que tem de mais precioso dentro de si que é a água que purifica e restaura. É a pessoa que absorve, escuta a Palavra de Deus, e deixa que transforme e modifique sua vida; tornando também testemunha fiel do Reino de Deus.
E então queremos ser giz, pedra ou esponja? Devemos ser modificados pela Palavra de Deus e derramar dessa graça para nossos amiguinhos, nossos pais....

2 comentários:

DEIXE AQUI SEU RECADINHO