sexta-feira, 18 de setembro de 2009

MISSA DIA DA BÍBLIA

MISSA 26º Domingo Comum ano B
Hoje comemoraremos o dia da Bíblia, vamos fazer os comentários e a história da Homilia amarrando o evangelho e essa comemoração. Preste bastante atenção pois as sugestões para a missa exigiram o preparo de alguns materiais com antecedência.

ACOLHIDA
(preparar uma Bíblia pequena e amarrá-la nas mãos do Samuel)
Com:Bom dia!
Samuel: (entra cantando com a Bíblia na mão) A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinado-nos a viver num mundo novo.
Com: Samuel que bonita canção e bem apropriada pra missa de hoje.
Samuel: è que hoje vamos comemorar o dia da Bíblia.
Com: É verdade, i isso nos traz muita alegria. A palavra de Deus é luz para nossa caminhada.
Samuel: e eu tia..... quero estar sempre na luz, bem longe da escuridão.
Com: Estar na luz é muito melhor, não é criançada? Quem aqui quer estar sempre na luz? Então vamos ficar em pé e acolher nosso celebrante o padre ........ os ministros e coroinhas cantando com alegria.

ATO PENITENCIAL (será encenado- providenciar papéis com desenhos de olhos, pés, mãos, boca. Quando o comentarista tiver falando destas partes ir mostrando para as crianças. Pode-se ir colando num flanelógrafo ou em uma cartolina)
Com1: Oi amiguinho, tudo bem?
Com2: Não está não. Minha mãe me falou que eu tenho que ficar longe do pecado.
Com1: E que mal a nisso? Ela está certinha.
Com2: Como fico longe de algo que eu não vejo? Eu nem sei o que é isso? E além do mais perto de mim só tem você, o padre, as crianças e essa comunidade maravilhosa. Vou ter que ir embora da Igreja?
Com1: Não é nada disso. Vou te ajudar. O pecado é tudo aquilo que nos faz sentir mal e nos impede de sentir o amor de Deus. E em geral é bem fácil de pecar. Por exemplo podemos pecar com nossos olhos.
Com2: Com os olhos?
Com1: Sim, quando olhamos para o irmão com indiferença, inveja, com ar de superioridade,desejando o que é do outro.
Com2: Ah! Comecei a entender.Tô até achando que o pecado fica mais perto de mim do que eu pensava.
Com1: Podemos pecar com aboca quando maldizemos, mentimos, respondemos, falamos palavrões. E os nossos ouvidos então! Ao invés de escutarmos a palavra de Deus ficamos ouvindo música e palavras que nos levam a inimizade, a falta de perdão e de companheirismo.
Com2: Pecamos também com nossas mãos pois, brigamos, roubamos. Eu acho é que a gente se não vigiar peca com o corpo todo.
Com1: Viu, sua mãe tinha razão. Devemos vigiar e ficar longe do pecado.
Com2: Já sei vamos pedir pro padre nos ajudar a pedir perdão e a reconhecer que somo pecadores?

LITURGIA DA PALAVRA
(preparar um grande mural próximo ao altar e um suporte para colocar a Bíblia. Preparar cartazes com ilustrações ou temas que relembrem fatos da Bíblia – Jonas e o grande peixe, Moisés, multiplicação dos pães. Durante a procissão da palavra, colocar as crianças para entrarem com os cartazes do antigo testamento, do novo e colarem no mural. Por fim entra a Palavra de Deus)
Com: Hoje vamos acolher com carinho nossa homenageada a Palavra de Deus. Durante esse mês nós falamos um pouquinho sobre ela. Dizemos que ela é um grande livro de histórias, de cartas, de ensino. Vamos recordar algumas dessas histórias que vão ser trazidas pelas crianças, nos lembrando de como esse livro é antigo e atual em nossas vidas.
HOMILIA
(voltam os dois personagens que participaram da dinâmica do ato penitencial)
Com1: Viu amiguinho como a palavra de Deus nos ensina muitas coisas?
Com2:É verdade. Eu vi foi que a gente pediu perdão na hora certinha. Eu tava atento no evangelho. (engrossar a voz) Se sua mão te faz pecar é melhor que seja cortada fora. Eu em credo em cruz!
Com1: Ninguém vai arrancar sua mão fora seu bobo. A palavra de Deus é tão linda que vem trazer luz para nossa vida. Ela veio nos ensinar que devemos ser como Jesus e nos manter sempre longe do pecado. O pecado nos afasta de Deus. Nós devemos desejar do fundo do nosso coração não mais pecar e tirar de nossa vida tudo que nos faz pecar.
Com2: então eu vou parar de assistir aquele programa de Tv que passa briga o tempo todo.Ai mais eu gosto tanto de super herói.
Com1: Você também pode ser um super herói.
Com2:Ahm! Como assim?
Com1: Seu nome será super Cristão! E você terá uma arma secreta.
Com2: Comecei a gostar. (sai correndo e pega uma arma – espada e uma capa)
Com1:Onde você vai?
Com2: Vou pegar uma capa e uma arma pra mim.
Com1: Eh menino mais ta difícil mesmo em? A arma do super cristão é a palavra de Deus. È ela que te da força, te oriente, te corrige e ilumina teu caminho. Ela é a própria voz de Deus falando conosco.
Com2: Uau isso é demais!
Com1: e é mesmo. Ela mesma nos diz: Se Deus é por nós quem será contra nós?
Com2: Então ninguém poderá me derrotar.
Com1: Cuidado! Podemos ser super mas não somos invencíveis. O único que venceu a morte foi Jesus. Lembre-se todo super cristão fica forte quando está perto da palavra de Deus, mas quando se afasta da voz de Deus, fica fraquinho, fraquinho.
Com2: Nossa gostei muito dessa missa e aprendi muito também. Agora eu sei que preciso ficar atento com o pecado que esta sempre nos rondando. Preciso sempre pedir perdão a Deus e viver uma vida de santidade, escutando sempre a voz de Deus.
Com: agora sim. Já podemos até cantar: meu lugar é o céu, é lá que eu quero morar... (os dois saem cantando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO