segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MISSA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


MISSA 20º TEMPO COMUM
ACOLHIDA

Com: Bom dia crianças! Bom dia papais e mamães. Bom dia Talita e Samuel.
Talita: bom dia tia Dani. Hoje vai ser uma festa!
Samuel: (entra correndo) opa, festa? Peraí que eu to chegando.
Com: Festa sim Samuel. Participar da Eucaristia é sempre uma grande festa.
Talita: ainda mais hoje que celebramos uma festa solene da Assunçaõ de Nossa Senhora.
Samuel: Assun...Assun...o quê?
Com: Assunção de Nossa Senhora. Hoje comemoramos o dia que Maria foi levada ao céu de corpo e alma por anjos.
Samuel: Ah quando eu morrer eu também quero ser levado por anjos.
Talita: então Samuel você precisa se esforçar mais. Rezar mais e pecar menos.
Samuel: credo é difícil chegar ao céu em?
Com: É difícil, mas não é impossível. Nós temos tantos exemplos de pessoas que nos mostram como viver bem e em santidade. Maria hoje será esse modelo que nos ensina a amar e sermos muito melhores.
Talita: então vamos chamar o padre logo tia Dani.
Com: em pé com alegria acolhamos o padre...

ATO PENITENCIAL
( fazer um coração de papel ou tecido/ papel crafti imitando uma pedra ou bola de isopor)
Com: Sabe Samuel, você disse que queria ir pro céu não foi?
Samuel: Foi sim, mas já to quase desistindo.
Talita: não liga não tia Dani, ele é assim mesmo.
Com: Samuel ir pro céu não é tão difícil. Nós é que somos difíceis. Tá vendo esse coração aqui na minha mão?
Samuel: to sim.
Com: então quando nascemos Deus nos dá um coração de carne vermelhinho como este. Um coração limpo e puro. Mas nós vamos crescendo e dando espaço para o pecado.
Talita: o pecado vai mudando nosso coração.
Com: isso mesmo, ele vai transformando nosso coração de carne em coração de pedra. (colocar o coração dentro da pedra) Nós ficamos egoístas, não pedimos e nem damos perdão ao irmão, mentimos, enganamos e fazemos tantas coisas erradas.
Samuel: credo e cruz. Eu não quero esse coração de pedra não. Quero um coração bom e capaz de me levar ao céu. Eu quero estar lá um dia junto com o papai do céu, junto com Maria
Com: Então Samuel nós precisamos reconhecer que somos pecadores e pedir perdão a Deus. (Conduzir o momento com uma oração ou com um canto.)


LITURGIA DA PALAVRA
Com: Agora é hora de escutarmos a palavra de Deus.
Renatinho: (entra correndo vestido de amarelo) encomenda do céu para as crianças sob os cuidados da tia Dani.
Com: o que é isso?
Renatinho: um sedex do céu. O papai do céu disse que tem algo muito lindo pra falar hoje e que todas as crianças devem estar com os ouvidos limpinhos para escutá-lo.
Com: (abrir a caixa e entregar cotonetes para as crianças) Pega seu super cotonete e limpa seu ouvido falando assim- Senhor Jesus limpa meus ouvidos pois quero te ouvir. Do outro lado agora- Senhor Jesus que sua palavra entre em meus ouvidos e caia em meu coração. Amém. Agora em silêncio vamos ouvir o que o Senhor quer nos falar.

HOMILIA
Renatinho: Nossa participar da missa é mesmo uma grande alegria, mas eu não entendi nada de Assunção.
Robertinha: nós vamos te ajudar Renatinho. Te contando uma super história.
Juliana: Há muito tempo atrás Deus paizinho escolheu uma mulher para ser mãe de Jesus seu filho.
(entra o Luciano de anjo e a Robertinha de Maria)
Anjo: Não temas Maria, você foi escolhida para ser a mãe do filho de Deus, você aceita?
Maria: sim, eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo sua vontade.
Juliana: Maria então ficou grávida de Jesus. Logo em seguida ela foi visitar sua prima Isabel.
Luciano: sua prima já era bem velha e também estava grávida. Chegando lá Isabel falou.
Juliana: (colocar véu na cabeça imitando Isabel) Donde me vem a honra de vir até mim a mãe do meu Senhor? Tu ES bem aventurada por que creste.
Luciano: ela disse isso por que seu bebê João Batista estremeceu no seu ventre.
Renatinho: quer dizer que Maria mesmo estando grávida foi servir sua prima?
Juliana; sim. Maria disse sim a Deus para ser mãe de Jesus. Ela viveu em comunidade amando e servindo o próximo. Por isso ela falou:
Robertinha- Maria: minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria.
Renatinho: sabe o que eu estou percebendo que está passagem é igual a oração da ave Maria que eu rezo todo dia antes de dormir.
Robertinha: é isso mesmo Renatinho. (vamos ensinar a oração da ave Maria por partes. Se possível levar as lâminas coloridas.) Ave quer dizer oi. Cheia de graça por que ela estava cheia do Espirito Santo.
Luciano: o Senhor é convosco por que Deus esteve com ela. Bendito é o fruto do vosso ventre por que ela estava grávida de Jesus.
Renatinho: já sei ! Santa Maria por que ela foi uma mulher santa sem pecado. E mãe de Deus por que mesmo?
Juliana: por que Jesus é o filho Deus e também é Deus.
Robertinha: rogai por nós os pecadores, por que Maria é uma grande intercessora. Ela pede a Deus por nós. Hoje e todos os dias.
Juliana: é por tudo isso, por Maria ser santa e fiel a vontade de Deus que ela foi levada ao céu por anjos. E hoje nós comemoramos esse dia especial que chamamos de Assunção de Nossa Senhora.

OFERTÓRIO
Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que vc quer colocar nas mãos do Sr. Quando eu contar até 3 nós vamos jogar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista
COMUNHÃO:
Com: Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso bracinho assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos puxar Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhinhos e converse com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO