terça-feira, 28 de julho de 2009

Missa Infantil do 18º Domingo do Tempo Comum


Gente o Tio Renatinho preparou com muito carinho e amor uma sugestão de missa para o 18º Domingo do Tempo Comum. Que Deus mande chuva de bênçãos sobre ele e lhe dê muita criatividade e sobre cada um de nós quando estivermos na Santa Missa.

Missa Infantil do 18º Domingo do Tempo Comum

Acolhida

Talita: Bom dia criançada! Bom dia Tia (o) ______.

Com: Bom dia Talita. Bom dia criançada.

Talita: Nossa Tia (o) _______, eu estou com tanta vontade que comece logo a missa. Vamos começar?

Com: Vamos começar sim Talita mas, pra gente começar bem a Santa Missa nós vamos dar as boas vindas para quem está ao nosso lado.

(Pode-se cantar um canto de boas-vindas.)

Com: Sejam todos bem-vindos a nossa Santa Missa. Sejam bem-vindas as crianças, os pais, as mães, os avôs, as avós, os Tios, as Tias, o Padre, o Ministério de Música, a Talita, o Samuel... opa, cadê o Samuel?

Talita: Ai Tia (o) _____, o Samuel comeu todos os pães que tinha hoje para o café da manhã porque disse que lá na catequese a tia falou assim: (imite uma voz de adulto como se fosse a tia que estivesse falando) “Quem vem até Jesus não deve vir com fome”... então, o Samuel comeu muito para não ter fome.

Com: Talita, mas o Samuel entendeu tudo errado.

Talita: Eu sei que ele entendeu errado. Eu falei pra ele que não podia comer tudo porque ele ia ficar com...

(Entra o Samuel chorando)

Samuel: Ai ai ai ai... como dói a minha barriga...

Talita: Eu falei pra você não comer tanto.

Com: Samuel, você entendeu errado o que a Tia da catequese ensinou.

Samuel: Não Tia (o) _____, ela falou que era pra comer e depois vim ver Jesus porque a gente não deve ir ver Jesus com fome.

Talita: Tia (o) _____, explica pra esse coitado a coisa certa.

Com: Samuel, a tia lá da catequese deve ter falado assim “Quem vem a Jesus não terá fome porque Jesus é o pão da vida”. É isso que está escrito na Bíblia Samuel.

Samuel: Então a sua bíblia e a dela devem ser diferentes.

Com: Não Samuel...

Talita: Desiste Tia (o) _____, ele é cabeça dura. Vamos começar a missa que eu tenho certeza que o Samuel vai aprender tudo certinho.

Com: Então vamos ficar de pé e com muita alegria vamos acolher o Padre _____ cantando bem bonito.

Ato Penitencial

Com: Samuel, você melhorou?

Samuel: To ficando melhor Tia (o) _______.

Talita: Ele está ficando melhor, mas eu acho que ele deveria confessar porque ele cometeu o pecado da Gula.

Samuel: Pecado... não tem nada dessa história de pecado... eu não peco nunca.

Talita: Quanta abobrinha esse menino fala meu Deus.

Com: Samuel, não precisa ter vergonha, todos nós pecamos.

Samuel: Não Tia (o) ______, eu não estou com vergonha, estou falando a verdade, eu não peco. Eu não mato e não roubo.

Talita: Mas não é só isso que é pecado não Samuel. Tem a inveja, a gula, o ciúme, a cobiça e a mentira.

Samuel: Credo, tem isso tudo?

Com: Isso tudo e muito mais. Tem o palavrão, a briga, a falta de educação, a falta de amor com as outras pessoas, e tantos outros pecados que destroem a nossa vida.

Samuel: O Tia (o) _______, pensando bem, eu tenho alguns pecadinhos sim. Como que eu faço pra me livrar deles?

Talita: Essa eu sei. A gente tem que abrir o nosso coração pro Menininho Jesus entrar e fazer uma faxina que nos limpa por inteiro.

Com: Muito bem Talita. Então vamos rezar assim: Menino Jesus, eu abro as portas do meu coraçãozinho para o Senhor entrar e fazer uma faxina no meu coração e limpar todos os meus pecados. Jesus tende misericórdia de nós, Cristo tende misericórdia de nós, Jesus tende misericórdia de nós.

Liturgia da Palavra

Talita (cantando): Eu vou, eu vou, ouvir uma historinha. Eu vou, eu vou, eu vou, ouvir uma historinha...

Samuel: Para de cantar Talita, nós estamos na missa.

Talita: Eu sei Samuel, mas agora é a hora da historinha.

Samuel: Ah é?

Com: É sim Samuel. Agora é a hora que a gente vai ouvir as historinhas da Bíblia e você vai ficar bem atento pra você entender certinho.

Samuel: Então tá bom. Só que eu quero fazer uma oração antes. Pode ser?

Talita: Pode sim Samuel. Mas nós vamos rezar todos juntos.

Samuel: Então vamos lá. Menino Jesus, abra bem os meus ouvidos para que possa ouvir tudinho o que vai ser falado e prepara o meu coração para guardar as historinhas da bíblia. Amém

Com: E hoje as historinhas vão nos falar que Jesus é o Pão da vida então, vamos prestar bastante atenção.

Homilia

(O narrador pode só ficar em um cantinho contando a história enquanto outras pessoas vão encenando. Pode-se usar fantoches para fazer os personagens ou usar pessoas representando. Se você tiver o dom de desenhar e quiser ilustrar e colorir a história, você pode contá-la mostrando lâminas com as imagens.)

Narrador: Há muito tempo atrás, num vilarejo muito distante moravam numa casa simples João, Maria e a mãe deles. O Pai de João e Maria era marinheiro e vivia viajando e por isso João e Maria ajudavam muito sua mãe com as tarefas de casa, mas eles não faziam só isso. Eles estudavam na escola do vilarejo, iam à missa na igreja da praça e brincavam muito.

(entram João e Maria e ficam brincando)

Narrador: Certo dia, quando eles brincavam na porta da casa deles, a mãe deles gritou:

(pode-se colocar só a voz da mãe ou colocar uma pessoa encenando)

Mãe: João, Maria, vão até a floresta e tragam um pouco de lenha.

João: Sim mamãe, nós já vamos.

Mãe: Voltem antes do anoitecer porque vocês sabem que o pecado está solto na floresta.

Maria: Tudo bem mamãe.

Narrador: João e Maria então partiram para a floresta para pegar alguns gravetos para que sua mãe usasse como lenha. Eles seguiam caminhando e cantavam enquanto pegavam os gravetos.

João e Maria (cantando): Deus ama você! Cuidado como o pecado. Jesus já te salvou. Tenha fé e não fique parado. Mude sua vida com Jesus na direção...

Maria: Nossa João, já está começando a escurecer. Nós devemos voltar para casa.

João: Que nada Maria, eu sou forte e corajoso por isso nada irá nos fazer mal.

Narrador: João e Maria foram ficando na floresta só que de repente, não mais que de repente, eles ouviram alguns passos.

Maria: João, estou ficando com medo.

João: Eu também Maria.

Maria: Mas cadê toda a sua força e coragem?

João: Acho que esqueci em casa quando a gente saiu.

Narrador: E então, quando eles menos esperavam, saiu detrás de uma moita o que eles mais temiam. Isso mesmo, era o pecado. O pecado amarrou os dois enquanto isso eles gritavam muito.

João e Maria: Socorro! Socorro!

(Para fazer o pecado, podemos usar uma pessoa vestida com roupa toda preta ou uma capa preta, peruca ou chapéu preto, óculos escuro e uma corda para amarrar João e Maria. Não coloque máscaras de monstro porque pode assustar muito as crianças e fazê-las chorar)

Narrador: Só que eles estavam longe da cidade e ninguém podia ouvi-los. Eles foram ficando bem fraquinhos porque o pecado faz isso com a gente, ele nos enfraquece e nos destrói. Quando eles estavam bem fraquinhos, Maria e João começaram a rezar.

(João e Maria vão deitando no chão devagar, como se estivessem perdendo as forças e morrendo)

Maria e João: Menino Jesus, cuida de nós e nos salva.

Narrador: Quando eles começaram a rezar, eles ouviram uma voz bem alta que dizia.

(Podemos colocar somente a voz de Jesus, vestir alguém de Jesus ou usar um fantoche de Jesus)

Jesus: O Pão de Deus é o Pão que desce do céu e dá vida ao mundo. Eu, Jesus, sou o Pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. Vocês acreditam em mim e me chamam para ajudá-los por isso não vou permitir que vocês sofram. Eu vim ajudar vocês.

Narrador: Quando o pecado ouviu isso ele ficou morrendo de medo e saiu correndo porque Jesus expulsa o pecado. João e Maria começaram a se levantar. Eles estavam experimentando Jesus e estavam ficando fortes novamente. Eles juntaram os gravetos que haviam caído e voltaram correndo para casa. João e Maria experimentaram do Pão do Céu que é Jesus porque acreditaram e foram até ele pedir ajuda. Nós também devemos acreditar que Jesus é nosso salvador e devemos ir até Ele sempre para que possamos, todos os dias de nossas vidas, experimentar do Pão da Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO