sábado, 13 de junho de 2009

MISSA 12º TEMPO COMUM (21/06/2009)

ESSA MISSA FOI SUGERIDA POR: LÚCIA CRISTINA SARAIVA - COMUNIDADE SÃO JOSÉ
Acolhida:
Comentarista 1: Bom dia a todos.....
Comentarista 2: O vida, ai que tristeza.... (suspiro)
Comentarista 1: Mas o que está acontecendo com vc?? Pq vc ta tão triste?
Comentarista 2: Sabe amiga, a gente escuta umas coisas às vezes que nos deixa muito tristes! (suspiro)
Comentarista 1: Mas o que aconteceu? Fala pra mim!
Comentarista 2: Sabe eu ouvi uma coisa de uma pessoa que eu sempre gostei muito e fiquei triste, ele falou que se eu não me esforçar pra melhorar as minhas notas ele vai me separar do meu melhor amigo porque eu posso levá-lo para o mau caminho desse jeito.
Comentarista 1: Nossa amiguinho, ele não podia ter falado assim pra vc.
Comentarista 2: é mais ele falou e eu to numa tristeza só, não acredito em mais nada. Acho que o Papai do céu até se esqueceu de mim.
Comentarista 1: Ah, mas isso não mesmo! Sabe às vezes ele falou assim tentando te fazer estudar, não foi por mal. Agora nunca pense que o Papai do céu esqueceu-se de você viu. Onde é que ta a sua fé nele?
Comentarista 2: Ah sei lá viu.
Comentarista 1: Ah não mesmo, fica aqui pertinho de mim pra participar da santa missa que rapidinho vc vai entender que o Papai do Céu nunca esquece a gente.

Ato penitencial:
Entram duas pessoas conversando.
Yan: Ai to tão desanimado, com uma preguiça, só quero sombra e água fresca, nem na missa quero ir mais...
Liza: O que ta te acontecendo? Vc ta pelo menos fazendo suas orações?
Yan: Eu não, eu não preciso disso não, (entorta a cabeça). Essa historia de rezar não é pra mim (entorta o corpo)
Liza: o que ta acontecendo com vc?
Yan: Nada. (entorta as pernas).
Liza: Tem certeza?
Yan: claro, na escola eu mando e todo mundo obedece, ninguém discute comigo, eu sou bravo e muito mal e todo mundo me respeita. E eu não preciso de nada nem de ninguém. (fica todo torto)
Liza: e vc acha que isso é bom, que eles não discutem com vc pq te respeitam? Ou pq tem medo do q ta acontecendo com vc?
Yan: Como assim, não ta acontecendo nada comigo eu sou demais, não preciso de nada nem de ninguém.
Liza: Olha como sou seu amigo, vou falar pra vc. Como vc não quer mais fazer suas orações, ir à missa e acha que ser mal, bravo e mandão é o melhor vc ta ficando feio, parece que ta até ficando torto e esquisito.
Pessoa 1: ah será mesmo? Será que é por isso que eu to me sentindo tão sozinho, e vazio, parece que to todo torto.
Ele se vê todo torto e entra em pânico.
Yan: o que aconteceu comigo? Eu não era assim.
Liza: só tem um jeito pra vc, mas vc vai ter que confiar muito em Jesus e na palavra dele.
Yan: Faço qualquer coisa, mas me mostra o caminho certo.
Liza: vc vai ter que pedir perdão de todos os seus pecados igualzinho o homenzinho torto.
Yan: homenzinho torto?
Liza: isso mesmo vc não conhece ele não? Então vou te apresentar a ele e vou te apresentar também pra uma amiga muito querida! A Bíblia.
Pessoal vamos apresentar o homenzinho torto pra ele.
Canta-se a música do homenzinho torto.
Havia um homenzinho tortoMorava numa casa tortaAndava num caminho tortoSua vida era tortaUm dia o homenzinho tortoA bíblia encontrouE tudo que era tortoJesus endireitou
Yan: Nossa eu quero ser como o homenzinho torto! Quero aprender tudo sobre Jesus, e vou me tornar amigo da dona bíblia também. Nunca mais quero ficar torto assim. Quero que Jesus me endireite também!
Liza: então amiguinho é só seguir o exemplo de Jesus e pedir sempre perdão pelos pecados que vc cometer mesmo que sejam bem pequenininhos.
Yan: pode deixar aprendi a lição.

Liturgia da palavra:
Comentarista: sabe crianças mesmo diante das dificuldades e dos perigos que possam aparecer na nossa vida, podemos sempre contar com o nosso grande amigo Jesus, ele vem pra nos fortalecer e nos mostrar o caminho certo. Ele deu sua vida por nós e agora só precisamos seguir o caminho que ele nos mostra e confiarmos sempre nele.

Evangelho: Agora crianças vamos abrir bem os nossos ouvidinhos, pois chegou o momento de aprendermos mais um pouquinho com as histórias de Jesus que estão na nossa amiga dona Bíblia. Então vamos ficar bem atentos para podermos aprender que precisamos acreditar, confiar e termos muito fé em Jesus, mesmo nos momentos de dificuldade.

Homilia: Teatro: Ai que medo do escuro!!!

Lalinha: Ai meu Papai do Céu!! To morrendo de medo! Também quem mandou ficar assistindo esses filmes, dá nisso.
Bruninha: (Fala sussurrando) Oh Lalinha!!!
Lalinha: Aiiiii meu Papai do Céu, agora acabou-se!!
Bruninha: que isso Lalinha! Ta doida?
Lalinha: Não to com medo mesmo! Eu acho que escutei alguma coisa!
Bruninha: Escutou o que?
Manu chega por trás das duas bem devagarzinho: ei o que vcs tão fazendo?
Lalinha e Bruninha: Aiiiiiiii!
Manu: o que vcs estão fazendo?
Lalinha: Assim que eu parar de tremer eu respondo!
Bruninha: A Lalinha disse que escutou alguma coisa!
Manu: escutou o que?
Lalinha ainda tremendo um pouco: um ronco horrível!!!
Manu: Ah é isso! É a vovó, ela ta roncando um bocado hoje!
Lalinha: vc ta falando isso só pra eu parar de tremer né!
Todos ouvem um ronco bem alto.
Bruninha: eita, mas deve ser a vovó mesmo escuta só..
Fernandinha: Oi meninas, ué amiguinhas num ta na hora de vcs dormirem??
Bruninha: dormir como se a Lalinha não para de tremer!
Fernandinha: o que ta acontecendo Lalinha, ta passando mal, também depois do tanto que vc comeu só podia passar mal mesmo!
Lalinha faz cara de brava.
Manu: Não é nada disso Fernandinha, ela escutou o ronco da vovó e se assustou.
Lalinha: mas é horrível vc precisa escutar!
Fernandinha: O Lalinha vc fez as suas orações antes de dormir?
Lalinha: ah esqueci..
Bruninha: ah não acredito!
Manu: então é isso.
Lalinha: com assim gente? Se eu rezar a vovó para de roncar?
Fernandinha: não é nada disso amiguinha. Lalinha vc acredita e confia no Papai do Céu?
Lalinha: claro que sim.
Fernandinha: então pq quando vc ficou com medo, vc não fez uma oração e pediu pra ele levar esse medo pra longe?
Lalinha: é que.....
Manu: a Lalinha ta parecendo com os discípulos de Jesus quando começou a tempestade.
Lalinha: como assim? Nem ta chovendo!
Bruninha: Ai meu Papai do céu, acho que vamos ter que contar esta historinha pra acalmar esta menininha.
Entram, o Renato a Gabi o Fernandinho a Mari e a Ana Vitória correndo.
Renato: oi pessoal. Desculpe o atraso.
Fernandinho: parece que vcs vão precisar da gente.
Ana vitória: eu ouvi alguém dizer que vamos contar uma historinha!
Mari: daí a gente veio pra ajudar! Vocês querem nossa ajuda?
Fernandinha: é claro amiguinhos, já estava sentindo a falta de vocês!
Ana Vitória: então com vocês a turma do Zezinho apresenta a historinha...
Mari: vamos logo amiguinha se não num vai dar tempo.
Ana Vitória: ta bom.
Mari: Naquele dia ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos:
Renato (Jesus): Vamos para a outra margem!
Mari: eles despediram a multidão e levaram Jesus com eles, assim como estava na barca. Jesus estava um pouco cansado e resolveu tirar uma sonequinha.
Mas de repente, começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, e a barca começou a encher. E foi um desespero só, todos os discípulos ficaram com muito medo, e Jesus que estava na parte de trás dormia tranqüilo sobre um travesseiro.
Discípulos: ai meu Papai do Céu, é agora que a gente se afoga!
Mari: Mas como os discípulos estavam morrendo de medo eles não resistiram e acordaram Jesus dizendo:
Fernandinho (apostolo): Jesus acode a gente, pq se não a gente se afoga!!
Mari: Jesus se levantou e ordenou ao vento e ao mar:
Renato (Jesus): Silêncio! Cala-te!
Mari: O vento cessou e houve uma grande calmaria, ficou tudo tranqüilo, tranqüilo. E Jesus perguntou para os seus discípulos:
Renato (Jesus): Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?
Mari: Os discípulos sentiram um grande medo e ficavam dizendo uns pros outros, quem era aquele que até o vento e o mar obedecia!
Fernandinha: Viu Lalinha! A gente tem que confiar no Papai do Céu!
Manu: temos que ter fé.
Fernandinha: Valeu pessoal!!!!
Lalinha: Nossa na hora fiquei com tanto medo que me esqueci do meu grande amigo Jesus que está sempre comigo me amparando e cuidando de mim!!
Bruninha: ta vendo Lalinha, não precisa ficar assim não. O ronco da vovó é de assustar, mas vamos rezar e pedir pra Jesus ajudar a gente a dormir rapidinho que aí o medo passa.
Lalinha: Ta bom. Mas... Fernandinha posso te pedir uma coisinha....
Fernandinha: O que foi Lalinha é claro que pode.
Lalinha: Você me ajuda a fazer uma oração e fica comigo até eu dormir??? Por favor.
Fernandinha: Ta bem, mas a Manu e a Bruninha também vão ta certo.
Lalinha: então ta, vamos ficar todo mundo juntinho e fazer uma oração. Eu vou pediu pra Jesus ajudar pra vovó para de roncar.
Fernandinha: Ta bom Lalinha, mas vamos dormir que já ta é tarde viu.
Manu: Boa noite Fernandinha,
Fernandinha: Boa noite Manuquinha,
Manu: Boa noite Bruninha.
Bruninha: Boa noite Manuquinha:
Manu: Boa noite Lalinha!
Lalinha: Boa noite Manuquinha!
Bruninha: Boa noite Fernandinha!
Fernandinha: Boa noite pra todo mundo agora vcs dorme vai!!!
Fim

Ofertório:
Comentarista: agora crianças chegou a hora de ofertamos tudo o que queremos para o Papai do Céu. Ofertarmos o nosso medo, a nossa angustia, o nosso coraçãozinho que às vezes fica triste. Põe a mão no seu coraçãozinho e entrega tudo isso pro papai do céu, e pede pra ele pra curar você.

Depois da Comunhão:
Comentarista 1: E aí meu amigo, já passou aquele sua tristeza?
Comentarista 2: Já sim. Aprendi muito durante toda a missa. E vou rezar muito e pedir pra Jesus pra me dar força e aumentar a minha fé, para que essas coisas ruins que acontecem na vida da gente não nos deixe cair.
Comentarista 1: isso mesmo temos que confiar no Papai do Céu sempre, pois Ele sabe o que é melhor pra nós.

Benção Final.
Comentarista: Agora crianças é hora de fazermos uma conchinha com as mãos para podermos levar bênçãos para a nossa casa. Então vamos juntar nossas mãos para recebermos a benção do Padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO