sexta-feira, 8 de maio de 2009

Missa infantil

MISSA INFANTIL -6º. DOMINGO da PÁSCOA
ANO B / 17/05/2009

ACOLHIDA:
(pode-se entrar com um telefone dizendo tchau Jesus, a missa já vai começar... um beijo. Ai começa a cantar... o telefone de Deus é a oração, o telefone de Deus é joelho no chão)....
© SAMUEL– LIGUE UMA VEZ, LIGUE OU TRÊS
© SAMUEL E COMENTÁRIO – Se não atender, se não atender tente outra vez.
© COMENTÁRIO – Bom dia! Sejam bem vindos a essa grande festa que já vai começar. Que bom que vocês vieram. Jesus esperava cada um de vocês com muita alegria.
© SAMUEL – olá! Bom dia crianças. Bom dia tia _________. To te vendo toda animada, isso é sinal que você falou com o Papai do céu.
© COMENTÁRIO – È verdade Samuel. Ele ta muito feliz de ver a igreja cheia. Fala ai pro seu companheiro que bom que ele veio. Jesus esperava por VOCÊ... (animar a assembléia fazendo com que todos se cumprimentem)
© SAMUEL – ai, ai é bom ver todo mundo feliz, diz logo se Jesus me mandou algum recado.
© COMENTÁRIO – Mandou sim, Jesus nos pede que não esqueçamos seus mandamentos.Principalmente o mandamento do amor.
© SAMUEL : Devemos amar nosso coleguinha e assim seremos imitadores de Cristo.
© COMENTÁRIO: Muito bem Samuel, olha gente nós não devemos fazer distinção entre as pessoas, pelo contrário devemos amar a todos.
© SAMUEL – Ah eu quero ser imitador de Cristo.Vou rezar nessa missa por todas as pessoas. Pelas que eu conheço e pelas que vou conhecer.
© .COMENTÁRIO – Então vamos começar. Em pé e com muita alegria vamos acolher o nosso celebrante... Cantando

GLÓRIA:
© Fantoches de crianças cantado e louvando o Senhor

PALAVRA:
© COMENTÁRIO – Para ouvirmos a Palavra é necessário que estejamos bem atentos e que façamos de nossos ouvidos um escorregador da palavra até o nosso coração.
© SAMUEL – Já sei... É hora de limparmos nossos ouvidos e ficarmos bem atentos e sintonizados no canal de Deus. Pega aí gente seu cotonete virtual e vai sintonizando... não se esqueça que o telefone de Deus é a oração.

EVANGELHO – fantoche de crianças cantando
© COMENTARIO: A palavra de Deus é luz para nossa vida, escutemos com alegria a proclamação do evangelho.
© SAMUEL- Deus nos fala do amor . Então vamos lá!
© COMENTARIO: Em pé cantemos com alegria.

HOMILIA:
© O sacerdote pode fazer livremente ou conversar com os fantoches.
© Outra opção seria contar uma história para as crianças.
“Era uma vez, numa floresta grande e cheia de animais. O senhor leão era o rei dos animais. Ele ensinava tudo que os outros deveriam fazer. Certo dia ele viu um casal de macacos brigando e então falou: vocês devem se perdoar. Quantas vezes eu tenho que perdoar esse macaco chato, sete vezes? E ele ensinou setenta vezes sete. O rei era dotado de sabedoria e por onde passava deixava marcas de amor. A bicharada era muito inquieta e resolveram competir para ver quem era o favorito do rei. O macaco danou a pular tanto para chamar a atenção que caiu do galho. Os passarinhos começaram a brigar para ver quem fazia a casa maior e se esqueceram de alimentar os filhotes. O jacaré cheio da sabedoria resolveu sair do lago e acabou assustando os veados e as antas que passeavam por ali. O rei então ficou sabendo de tudo isso e convocou uma reunião na floresta, chamou todos os seus amigos e pediu a eles que aprendessem a cuidar uns dos outros, que aprendessem a amar o outro do jeito que eles eram. Todos somos diferentes não somos? Olha por ai quem está do seu lado. Tem alguém igual a você? Não. E Ele falou: eu gosto do macaco por que ele me traz alegria com suas peraltices, eu gosto dos pássaros porque seu canto traz paz ao meu coração. Meu amigo jacaré fica bem quieto e sabe escutar nosso desabafo. E assim ele falou das qualidades de cada animal. Ele bem que conhecia seus defeitos mas preferiu olhar as qualidades de cada um. Então ele disse: Amai-vos uns aos outros como eu vos amo. A bicharada então aprendeu a lição.” Conclusão: Deus nos ama muito, e ama a todos sem distinção e nos pede que sigamos seu exemplo e guardemos seu mandamento: Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado.

OFERTÓRIO:
© COMENTÁRIO – Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mãozinha no seu coração e pense em todas as pessoas que convivem com você (o papai, a mamãe, toda sua família, seus amiguinhos, seus professores...). Vamos ofertá-los ao Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos jogar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista

PAZ: fantoche de crianças cantando


COMUNHÃO:
© COMENTÁRIO- (levar móbile da hóstia) Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso bracinho assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos puxar Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhinhos e converse com Jesus enquanto cantamos o canto da comunhão.


BENÇÃO FINAL: conchinhas das bênçãos. (Pede-se que as crianças juntem as duas mãos fazendo uma conchinha. Quando receber a benção ela fecha a mão e as guarda. Ao chegar em casa ela pega as benção e sopra sobre sua casa.

3 comentários:

  1. Muito legal essa Missa infantil. Essa deveria ser modelo para todas as Paróquias do Brasil, pois se torna agradável e prende a atençao das crianças. Adorei. Meu nome é Leila, tenho dois filhos e faço parte da coordenaçao de um Coral de crianças de 7 a 12 anos da Paróquia Jesus Ressucitado do Rio de Janeiro. Sempre trabalhei com Jovens agora estou servindo a Deus evangelizando através da música com crianças. Gostaria que me indicasse sites de músicas para missa infantil. Um grande abraço e continue com esse dom maravilhoso. Adoreeeeeeeeei.
    Meu e-mail: Leilamfm@click21.com.br

    ResponderExcluir
  2. nossa, estou encantada com esta missa infantil! Sou coordenadora pedagógica do Colégio Santa Maria que fica em Tianguá no Ceará, e todos os anos celebramos a festa da sabedoria pela formatura dos pequeninos. Ler estas informações encheu o meu coração de alegria, pois conheço bem de perto as crianças e sei como eles gostam de participar de momentos assim. Parabéns pelo magnífico trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Raissa,
    Sou catequista em Bragança Paulista e axei lindaaa a missa infantil, gostaria de pedir dicas de músicas p/ as missas, pois a minha Paróquia está um pouko sem idéias. Parabeins pelo trabalho, são coisas assim ke devemos fazer p/ trazer as crianças a igreja!
    bjussssss p/ todos...
    Fikem com DEUS!!!

    meu e-mail: rah_phn@hotmail.com

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO